Sou fã de compras online.
Há muitos anos começei por compras no eBay e até hoje ainda sem problemas de maior, claro que por vezes há coisas que ficam retidas na alfândega em especial as vindas da China mas isso acontece mais com equipamentos eletrónicos.
Mais tarde começei a encomendar livros em especial na Fnac, Editorial Presença, Wook e Saída de Emergência. Também nesta área sempre tudo corre bem, uns são mais rápidos na expedição, outros mais lentos mas tudo chega bem.
Também encomendas de roupa em especial para as crianças e tudo a correr com este tipo de encomendas.
Recentemente por me encontrar em fase de mudanças comprei eletrodomésticos online e neste ponto tenho algumas conciderações mais detalhadas a tecer uma vez que antes dessas compras procurei informações em forúns e outras páginas sobre diferentes empresas de comércio online e pouca ou nenhuma informação encontrei.
As empresas sobre as quais recairam as minhas compras: RedCoon, Prinfor, NetNbuy, Eletro Radio Comercial e MixOnline.
RedCoon - Adquiri uma máquina de lavar roupa. O pagamento foi feito por tranferência bancária numa quinta-feira à noite, na segunda a seguir recebi confirmação do pagamento recebido, nessa mesma tarde outro email com a expedição da máquina. Foi despachada nessa tarde pela SEUR em Espanha e na terça foi entregue da parte da tarde.
Forneceram o código para que a encomenda fosse acompanhada online.
Forneceram o código para que a encomenda fosse acompanhada online.
Posso dizer que correr melhor parece-me difícil.
Prinfor - Adquiri uma placa de indução. O pagamento foi feito por transferência bancária numa quinta- feira à noite e neste caso a opção recaiu em levantar em mãos na loja. Sexta à tarde recebi um mail a confirmar o produto disponível para levantamento.
Produto levantado no sábado a seguir e também aqui correu tudo de forma muito positiva.
NetNbuy - Adquiri um exaustor. O pagamento foi feito por multibanco numa sexta-feira. Quarta-feira a seguir recebi um mail em como tinha sido expedida através de CTT Expresso. Quinta-feira pela manhã foi entregue.
Neste caso embora tenha demorado mais uns dias mesmo assim não chegou a uma semana após ter sido realizada a compra, mas é de todo compreensivel uma vez que me parece que a empresa encomenda à marca, recebe e depois faz a expedição ao cliente.
Tudo correu bem.
Electro Rádio Comercial - Adquiri uma máquina de lavar loiça. O pagamento foi efetuado numa quinta-feira por transferência bancária. Na segunda-feira recebi um email em como tinha sido recebido o pagamento e que ira demorar mais ou menos uns 4 dias até ser expedido. Acabou por demorar mais de uma semana após eu ter ligado duas vezes a saber o que se passava e terem-me dito que ia ser contactada pela transportadora.
MixOnline - Aqui foi onde a compra foi maior e mais vantajosa. Adquiri um frigorífico, uma arca vertical, um micro-ondas e um forno. Encomendei e paguei através de multibanco o forno e micro-ondas numa quinta-feira. A arca e o frigorífico foram encomendados e pagos num domingo.
Sexta-feira a seguir foi entregue pela SEUR o frigorifico e o forno. De referir que mal fiz a primeira encomenda fui contactada para me avisarem que o micro-ondas só estaria disponível para entrega uma semana e meia depois.
Sexta-feira a seguir foi entregue pela SEUR o frigorifico e o forno. De referir que mal fiz a primeira encomenda fui contactada para me avisarem que o micro-ondas só estaria disponível para entrega uma semana e meia depois.
O atendimento telefónico sempre impecável e atencioso, no entanto acho que a empresa tem a melhor o contacto por email, por exemplo informar o cliente de que a encomenda foi despachada, eu sabia porque fui ligando várias vezes, até podendo ser fornecido o código da SEUR para que se acompanhe. Quem me atendeu informou-me que estava em distribuição porque estava a companhar pelo site mas se essa informação passasse ao cliente este ficaria mais tranquilo.
Recebi apenas email quando todo o processo foi concluido.
No entanto 5* para o atendimento por telefone, fui contactada várias vezes porque o micro-ondas estava mais complicado de ser entregue e a encomenda acabou por ser dividida em 3 entregas mas sempre fui sendo informada.
Recomendo!
E porquê estas cinco empresas?
Porque de todas as pesquisas que fiz para os equipamentos que pretendia o mais barato que encontrei foi nestas. Não conseguia comprar tudo na mesma loja online porque isso não compensava e então comprei em diferentes lojas.
Também não me compensava adquirir em lojas físicas, pedi três orçamentos e as diferenças eram escandalosas. Diferenças de 1536,05€, 897,05€ e 668,05€ relativamente ao total do que adquiri online. Devo acrescentar que todas lojas são pequenos comércios locais de eletrodomésticos, onde achei que poderia obter melhores preços relativamente a grandes superficies.
Também procurei em grandes superficies como a Worten, desisti de procurar noutras semelhantes por causa da diferença de valores relativamente às lojas online, 1390,05€.
Vou continuar a procurar este tipo de produtos online, até ao momento não tenho razões de queixa, tudo chegou bem e o atendimento quer via telefone quer por email também sem queixas. Já para não falar da diferença nos valores que me permitem pensar que o valor poupado já dá para a aquisição de outras coisas.
Achei a sua análise bastante interessante e encontrei o seu comentário quando andava à procura precisamente de informação de uma das lojas que menciona. Também eu sou um fã de compras online e já fiz e tive as minhas experiências.
Sem dúvida que comprar na Fnac e Worten, por exemplo, fica caríssimo e existem mesmo diferenças astronómicas. Por isso, a internet é sem dúvida a melhor opção (com lojas de confiança, claro). Posto isto, eis o meu testemunho e algumas opiniões que coincidem com as suas.
REDCOON - Já tive uma experiência na Redcoon, comprei uma câmara GoPro, mas achei o serviço de atendimento ao cliente muito débil, com um português abrasileirado que não inspira confiança e muito lentos a responder. Inclusivé fiz transferência bancária conta a conta (mesmo banco) e demoraram 4 dias a entregar um produto que mencionavam ter em stock (desde o dia em que encomendei e paguei). Nesta loja não me arriscaria muito a mandar vir um eletrodoméstico "pesado" (frigorífico, máquina de lavar roupa, etc), dado que os produtos vêm de Espanha e o risco de chegar danificado é gigante. Além disso, vi que também a Deco não os tem em muito boa conta. Mas o que interessa, é que o meu produto chegou e estava tudo ok, com 1 semana de atraso!
NETNBUY.COM - Comprei um Side By Side Samsung RS21DNSM e foram impecáveis, entregaram no dia seguinte à compra e respetivo pagamento por cartão de crédito (tenho seguro para compras nas lojas de internet). Excelente preço, atendimento em português de Portugal e bastante rápidos na entrega. Posso dizer que correr melhor parece-me difícil. Pelo nome, penso que se trata de um grupo inglês bastante forte no comércio online, com gente portuguesa.
PRINFOR - Não conheço esta loja, pelas opiniões que vi no próprio site deles, são bastantes fugazes a passar o documento de venda (fatura), segundo as opiniões dos seus clientes, o que me deixaria um pouco desconfortável e intranquilo, dado que sem fatura de compra, a garantia do equipamento não é valida. Não sei se por ventura teve essa experiência?!
Electro Rádio Comercial - Não conheço esta empresa, mas pelas opiniões que pesquisei vi opiniões como a sua: as entregas são demoradas.
MixOnline - Não conheço esta empresa.
Vi os vossos comentarios e coincidiu com a minha analise no comparador de preços, porem decidi-me apenas por algumas lojas, NETNBUY.COM, Redcoon e ViPrice.com.
ViPrice.com encomendei um lava louça Franke e entregaram-me em 48h. Foi o melhor preço que encontrei na net e devenvolveram um serviço muito bom.
Redcoom.pt encomendei uma manta, mas o atendimento em brasileiro e as mensagens de emails sao impercetiveis. O produto demorou 2 semanas a chegar.
Na NETNBUY.COM com boas opções de pagamentos, comprei uma gopro hero via paypal. Tem bons artigos de tecnologia, atendimento super eficiente e informaçao sobre os stocks fidedigna. Recomendo vivamente.
Claro que há sempre lojas com preços mais agressivos, porém ou nao me responderam aos emails ou escondem-se atrás da menção «disponivel - contactar a loja». Isto irritou-me profundamente. Agora há duas lojas na ramada, que percebi que sao uma so. Cuidado que numa delas fiz 4 chamadas seguidas e nunca atenderam. Desisti.
Verifiquei a loja infigueirahouse (programa rigido, lda) bons preços mas não aconselhado pela Deco(o qual sou associado).
Sobre as lojas fisicas nem pensar, as promoçoes de talão são algo macabras; basta aparecer na loja uma semana antes e verificar que aumentam preços para depois chegarmos todos contente o talão de desconto, e afinal o preço nao mudou. Os empregados destas lojas têm pouca formação e andam sempre a cochichar uns com os outros - a crise chega a estes espaços e teimam em nao fechar. Assisti a esta cena no retail park em Gaia. Raramente têm um conhecimento total sobre os produtos, como algumas lojas profissionais que estão na internet.
Nao ter loja fisica, para mim é uma falsa questão, pois há lojas online com mais stock e melhor atendimento do que algumas lojas físicas.
Descobri o site Mix Online através do Kuantokusta mas não sabia se era viável ou não, até que vi o seu blog e a opinião acerca do mesmo, tb não descobri nenhuma má opinião acerca do mesmo, nem boa para além do seu blog. Ando a ter problemas com eles, a encomenda nunca mais vem, eles não atendem e agora têm todos os contactos que vão parar logo ao voice mail, das poucas vezes que atenderam vieram sempre com a desculpa que iam ver com o transportador do atraso e depois voltavam a contactar e nunca mais o faziam. Estou a ficar seriamente preocupada... Não lhe deu nenhum problema?
Não conhecia o site Mix Online, andei à procura e não vi opinião nenhuma sem ser a sua. Decidi então por comprar e assim foi. Paguei dia 12 e até agora nada! Raramente atendem, e quando o fazem dão uma desculpa qualquer que vão ver o porquê do atraso com a transportadora, que voltam a ligar e nunca chegam a ligar. Andam com tudo desligado, vai parar ao voice mail, não atendem, a mim está me a cheirar a esturro e não estou a gostar nada. Não teve nenhum problema com eles?
A loja PRINFOR não inspira confiança. Tem uma política de devoluções obscura com cláusulas ilegais. Imaginem que recebem uma prenda no dia do vosso aniversário, por azar já têm o artigo oferecido, vão à loja e pedem uma devolução com a fatura e o artigo novo na mão, a reposta é que não podem devolver o dinheiro porque foi comprado na loja física. Os preços podem ser em alguns casos 1 euro mais baratos mas não compensa. É preferível comprar em lojas que respeitam o consumidor e privilegiam uma relação de confiança e satisfação do cliente. Perfeitamente desaconselhável a evitar.
Raquel Castelo,
Espero que a dificuldade com que estava tenha sido superada e tudo se tenha resolvido da melhor forma.
Como referi não tive qualquer problema em nenhuma dessas lojas, aliás os valores que gastei até foram elevados e ao inicio estava de pé atrás mas correu tudo muito bem, sempre atenciosos e prestáveis.
Mas atualmente não voltei a efetuar compras nessa ordem e as coisas podem realmente ter mudado.
Angel
Raquel Castelo, porque não apresenta reclamação da loja Mixonline no portal da queixa?
http://portaldaqueixa.com/marcas/mix-online
Assim, resolvem-lhe rápido o problema!
Oi,
obrigadopelos seus comentarios , assim ja podemos ter ideia com quem comprar e quanto tempo esperar .
Legal