Um blog sobre a vida

Um blog sobre a vida

As 50 Sombras de Grey - o filme


posted by Angel on

No comments

Ponderei se deveria comentar aqui um bocadinho o filme. Depois de tanta tinta que tem rolado por aí e ainda a que irá rolar, se não for este ano será no próximo e no seguinte, achei por bem dedicar umas linhas ao tema.
Li os livros. Gostei. Convém frisar. Continuo a tirar o chapéu à E.L.James porque até pode ser uma escritora de algibeira e não ter grandes créditos nesse campo mas soube como o fazer, soube como cativar ali uma legião de fãs, provavelmente pessoas que nunca tinham pegado num livro, certamente há por aí muita gente que este terá sido o primeiro livro que leram, quantos milhões é que esta senhora vendeu? 
Seja como for, pela escrita, pela história, por ter iniciado uma moda, e aqui moda é a plavra chave, moda da malta comprar umas chibatas e umas algemas e desatar tudo por aí a dar uma de dom/sub caseiros e a moda da literaratura erótica, quantos não vieram atrás do que estava a vender e agora em qualquer livraria que se preze se encontram dezenas de livros do género?
Sim, eu também já li alguns dessas dezenas.

Não querendo desviar-me do tema, o filme, tinha de ir ver, precisava de  me sentir desapontada porque sou de opinião que um livro que vende milhões e cai nas boas graças do leitor não precisa, necessariamente, de passar para a tela. Infelizmente passou.
Vou tentar não ser spoiler mas parece-me quase uma missão impossível, tal como este ser um bom filme.
Ver as caras de quem saia da sessão anterior foi a prova que faltava de que o filme iria de encontrou às expectativas que eu lhe conferi, medíocre. Mas depois de o ver acho que nem essa cotação lhe posso atribuir.
O filme pareciam peças de um puzzel do chinês que encaixam quase em todos os lugares mas que depois de olharmos bem a tonalidade é ligeiramente diferente. Que puzzel tão mal feito!
As famosas cenas de sexo pareciam demasiado artificiais e na última cena em que ele lhe dá com o cinto roça a violência doméstica, porque quem não leu o livro penso que não percebe totalmente como ele está lixado da cabeça e como é daquilo que ele precisa. No segundo será mais percetível, digo eu, depende de como passem isso para o grande ecrã.
Espremidas as laranjas, aquilo não deu sumo nenhum.

No entanto o fenómemo continua a levar muitos ao cinema e outros tantos piratas informáticos a sacar o filme em baixa qualidade provavelmente aqueles que não querem admitir que estavam mortos de curiosidade de ver o filme, porque não leram os livros mas como ouviram a prima da tia da amiga da vizinha que leu e andava louca com o Mr. Grey e querem saber como era o gajo que saído de um livro lhes fez ciúme ou talvez porque queriam ver mais qualquer coisa sobre uns tautaus. Para isso sou capaz de recomendar outros filmes que não este, não aprendem muito.
Penso que encaixo o filme ali a seguir ao U-Turn - único filme que me fez sair de uma sala de cinema ainda andava eu na universidade. Este não me fez sair é certo mas fez-me pensar diversas vezes mas quando é que isto acaba? outras vezes fez-me pensar que já estava ali enfiada há pelo menos 3 horas tal era o cansaço. Acreditem não estou a ser dramática pensei isso e não foi só uma vez.
Anastasia que raio de cuecas eram aquelas? A minha avó, que Deus a tenha, tinha muitas iguais e céus aquilo não era nada sexy. Não me lembro de nenhuma descrição de umas cuecas de gola alta. Era suposto isto ser um filme sexy e dei comigo muitas vezes irritada com a falta disso.
Irritou-me também, profundamente mesmo, e ainda fez curto circuito a troca de sms entre eles e ao mesmo tempo a leitura das cláusulas do contrato. O meu eu que ouve e lê em inglês entrou em conflito com o meu eu português. Devo ter sido só eu, provavelmente.

Mas não são só as criticas negativas, coisas boas: Dakota Johnson fantástica no papel de Anastasia, correspondia a como eu a imaginei, Jamie Dornan não era o meu imaginário da personagem mas tenho de revelar a supresa que foi vê-lo no papel que lhe acentava que nem uma luva. Excelente representação, dos dois.
A banda sonora é excelente! Já nos livros sempre adorei as referências.
Os Audis, adoro essa marca.
Os bons momentos que ele lhe proporciona e os mimos estravagantes de quem pode, faz-nos sonhar.
Na secção das coisas boas, a malta responsável pelo marketing do filme que o adiou para a data simbólica de S.Valentim, assim arrastou-se para as salas de cinema os namorados e maridos que se calhar até nem iriam de outro modo a não ser nessa ocasião especial. O meu não tinha hipótese ele iria de qualquer maneira e irá nos próximos, porque nisto temos de ser uns para os outros, hoje engoles tu um filme que eu quero ver e amanhã engulo eu.

É uma adaptação e a palavra diz tudo mas nem por isso deixei de ficar desagrada, saldo negativo para este filme.