Um blog sobre a vida

Um blog sobre a vida

Relato de um parto (longo)


posted by Angel on ,

23 comments

À uma semana atrás faltavam poucos minutos para conhecer a patanisca linda cá da casa, foi um momento maravilhoso e único, aquele que eu sempre sonhei.

Tudo começou às 5h03 da manhã quando fui acordada com uma contracção, parecia-me mais dolorosa que o normal mas continuei deitada, mais tarde outra e depois outra até que me levantei e comecei a escrever as horas num papel, estava em trabalho de parto com contracções muito irregulares. Às 8h preparei o Diogo para a creche, disse ao papá para ir trabalhar que aquilo ainda estava para durar e como ia ter consulta no hospital depois logo se via, deixei o Diogo na creche e fui para o hospital. Estava muito transito e já cheguei um pouco atrasada, pelo meio ainda apontei as contracções ao volante... (só eu!)
Fui chamada para o CTG que acusou as tais contracções irregulares e depois fui à consulta e disse à médica que já estava em trabalho de parto, ela observou-me e já tinha 4 dedos de dilatação e o colo extinto, disse que dali já não saia.
Fiquei um pouco na sala de espera enquanto não me vinham buscar para ser internada e liguei ao papa a pedir para trazer as coisas.
Por volta das 12h30 dei entrada na sala de partos e colocaram-me o antibiótico por causa da bactéria e depois a enfermeira disse que eu poderia caminhar pelo bloco para dar uma ajudinha ao processo, no entretanto o papa chegou e andámos a caminhar.
Às 16h apareceu uma médica para me observar e já não me deixaram caminhar mais, estava com 6 dedos, levei a epidural, soro, monitorizaram a Sara e às 17h levei a segunda dose do antibiótico. As contracções eram muitas e eu sentia-as, perguntei se era suposto eu ainda estar a sentir aquilo e chamaram a anestesista que achou estranho e fez alguns testes, reforçou a dose e do meio da barriga para cima eu sentia tudo. Fui observada novamente e as contracções eram tão curtas que me disseram para começar a puxar, eu já estava a ficar doida e cansada com as dores que sentia e a médica deu uma ajuda com as ventosas e a Sara nasceu. Foi uma sensação indescritível ver a barriga desaparecer. Ela não chorou logo, apenas soltou uns gemidos e foi levada para a sala ao lado onde abriu a goela, contaram-me o que estava a ser feito, deram-me os parabéns e ficaram a recolher o sangue para a Lusocord, estive a ver todo o procedimento e depois a médica esperou que a minha placenta saísse mas nada... (o ninho deve ser mesmo bom que nada quer sair daqui) a parte divertida deste parto começava agora, a médica meteu lá a mão e começou a tirar a placenta que segundo ela estava mesmo bem agarrada, eu só me ria, sentir uns dedinhos lá dentro a mexer fazia cocegas. Depois a médica disse que ia dar dois pontinhos por dentro porque a Sara vinha com a mão na cara e rasgou um pouco, nesse momento a Sara veio para o meu colinho e ali ficámos ao som da Mafalda Veiga e João Pedro Pais (Cada Lugar Teu). Mudaram-me de cama e pude dar a maminha à Sara, depois fui para o recobro onde me sentei-me na cama para jantar. No fim do jantar e da garrafa do soro ter terminado fui levada para o quarto e pude finalmente tomar um bom banho (transpirei imenso...).

A minha recuperação não podia ser melhor, se calhar as longas caminhadas serviram para alguma coisa e o facto de não ter episiotomia também ajudou. Quanto a pesos, no dia do parto tinha 67kg (+12) e cheguei a casa com 62kg... pensei que ia perder mais e ainda me restam 7 que estão por ai espalhados...
Mas nem tudo poderiam ser rosas e nos primeiros dias cada vez que amamentava sentia contracções, que segundo o GO era o útero a voltar ao normal e algumas mulheres sentem estas contracções. Outra coisa fantástica que apareceu foram as hemorróides... (não podia ser tudo perfeito...)
No dia da alta a GO que me observou perguntou-me o que eu preferia se o parto normal ou a cesariana e deu-me os parabéns pelo parto normal.
Senti-me muito bem acompanhada e o pessoal do hospital era todo 5*, consegui finalmente ter o meu parto normal e se fossem todos assim eu até pensaria na equipa de futebol.

Parabéns a quem conseguiu chegar aqui :)
Consegui terminar este post antes da meia-noite... foi iniciado às 17h e pouco...

23 comments

  1. Andreia
  2. Andreia