Um blog sobre a vida

Um blog sobre a vida

Molusco Contagioso


posted by Angel on , ,

15 comments

"O molusco contagioso é uma doença dermatológica causada pelo vírus do molusco. Caracteriza-se por tumores cutâneos claros que surgem na pele. É comum em crianças de 0 a 12 anos de idade, embora também aconteça em adultos, podendo, em alguns casos, ser considerada uma doença sexualmente transmissível (DST)."
"O vírus infecta células da pele, e tem um período de incubação (após infecção e antes dos sintomas) de 2 a 8 semanas. Surgem então pequenas pápulas que se desenvolvem numa espécie de verrugas (tumores) claras com pedículo, de cerca de 2 milímetros a um centímetro. Podem ser dolorosos ou irritativos, mas frequentemente não o são. Estes tumores têm sempre uma zona central em forma de cratera cheia de uma substância com a consistência de queijo mole (cratera caseosa) que é facilmente espremida pela compressão dos seus bordos. Contudo esta substância contém vírus e é infecciosa para outras zonas da pele, sendo portanto desaconselhável espremê-las. Aparecem frequentemente no peito ou nos genitais, mas podem surgir em qualquer zona da pele, em grupos de apenas alguns até tantos como 20.
A doença não tem qualquer perigo e é apenas desconfortável e inestética. "

Fonte Wikipédia

Este foi o diagnóstico feito pelo dermatologista ontem e a primeira pergunta que me foi feita era se ele frequentava a piscina, este molusco é frequentemente transmitido neste meio. Os moluscos nas últimas semanas multiplicaram-se porque ele tem tendência a coçar e cada vez que o faz propagam-se, foi medicado com algumas pomadas, um hidratante próprio para o resto do corpo e um protector solar. A piscina está completamente fora de questão e foi recomendado fazer muita praia para ver se os moluscos vão secando. No final do verão voltaremos lá ou então antes caso algum deles fique demasiado grande e seja a melhor solução remove-lo.
Agora resta-me estar atenta ao evoluir (regredir) e alertar a piscina que ele frequenta para este caso, já que foi lá que ele contraiu.

15 comments

  1. Anónimo