Um blog sobre a vida

Um blog sobre a vida

Sr. Malagueta


posted by Angel on

No comments

Num destes dias a minha hora de almoço foi aproveitada para passear junto da beira-mar e almoçar por lá com o meu mori.
Após uns dias de mar revoltado e ondas que causaram alguns estragos, as coisas acalmaram. E foi numa dessa calmaria que caminhei pelo areal até junto a um grupo de pescadores que me estava a causar alguma estranheza por estarem na água a apanhar aquilo que me parecia ser algum tipo de bivaldes.
Observei a cena a alguns metros de distância e eles enchiam baldes e sacos com os bivaldes, também as gaivotas pareciam apreciar o que estava a dar à praia.

Já na esplanada o meu marido meteu conversa com um pescador que vinha carregado de baldes e sacos, o Sr. Malagueta. Pescador simpático que nos explicou que o "picharo" era bom para pescar o robalo e que ainda ia aproveitar o fechado para comer. 
- ... foram estas ondas mais bravas que trouxeram o picharo para a praia, já anda ai há uns dias por isso é que está todo partido. - explicava ele todo orgulhoso por nós querermos saber mais - Mas o fechado ainda vou aproveitar para comer, é melhor do que o polvo.

E foi desta forma simples que a minha pausa para almoço se tornou no momento alto do meu dia, simples mas pleno. Gentes simples mas genuínas que dão brilho a dias cinzentos e de chuva.

Enquanto eu tirava uma foto às gaivotas que circundavam os pescadores junto às ondas o Sr. Malagueta ainda acrescentou:
- Já tirou fotos ao picharo? É para pôr no facebook? Não se esqueça de dizer que é do Sr. Malagueta, pai da ameijoa.