Um blog sobre a vida

Um blog sobre a vida

1º dia e 1ª semana


posted by Angel on , , ,

3 comments

O dia 5 ficou marcado pela entrada do Diogo no "novo" colégio. O primeiro dia correu bem, o acolhimento foi feito num dos parques e ele andou por lá cerca de uma hora a descobrir o novo espaço ainda sob o nosso olhar atento. Conheceu a nova educadora e uma das auxiliares e ao fim de 45 minutos só já perguntava quando é que ia para a sala. No momento em que as educadoras juntaram os meninos para se dirigirem para as salas nós viemos embora e ele ficou sempre bem, aliás nessa fase já nem queria saber de nós porque sabia que ia para a sala. O dia passou-o sempre bem e chegou a casa a contar que um menino lhe tinha bebido o iogurte (em parte pareceu-me que a culpa foi minha porque não coloquei a etiqueta na lancheira dele) e que eu não lhe tinha dito qual era a lancheira dele embora ele soubesse bem qual era.
Na terça também sem grandes novidades, na quarta comecei a notar alguma ansiedade pela manhã e quando foi para a sala deu um grande abraço ao pai como se lhe tivesse a custar que o deixasse ali. Quinta a ansiedade e nervosismo era mais visível ao ponto de ter feito cocó nas cuecas (coisa que nem memória tenho de ele fazer a não ser eventualmente numa fase de desfralde...) e justificou-se dizendo que se esqueceu de pedir. Sexta foi o pior dia sem duvida, acordou a dizer que era o pai que o ia levar e notava-se nos movimentos sistemáticos que fazia que algo o perturbava, não ficou a chorar mas ficou agarrado ao pai. Quando o questionamos sobre a nova escola a resposta é sempre a mesma, tem muitos meninos (passou de uma realidade de 11 crianças para 20...) mas que gosta da educadora, das auxiliares, dos parques e das "velhotas".
Sinceramente preferia que ele berrasse, batesse o pé, chorasse baba e ranho e fizesse das minhas manhãs um pesadelo em que eu transpiraria por todos os poros para que ele ficasse lá, do que reagir assim... é de cortar o coração...
Um dia de cada vez... tenho a certeza que a mudança só lhe fará bem mas é necessário o processo de adaptação dele e de todos nós.

No dia 5 também foi a vez da Sara regressar à creche, ficou bem, segundo a educadora adaptou-se bem aos novos meninos que entraram e passou a semana sempre alegre e bem disposta.


3 comments