Um blog sobre a vida

Um blog sobre a vida

22 meses e 4 anos e meio


posted by Angel on , ,

6 comments

Estas férias tem sido excelentes em todos os aspectos mas o principal é estar com eles o dia inteiro e ver as suas evoluções.

Ela, no alto dos seus 22 independentes meses está cada vez mais menina. As palavras que mais se ouvem é "a Saia faz", gosta de fazer tudo sozinha, comer, ir ao pote, limpar-se, lavar-se, subir/descer escadas.
É muito menina, já tem tantos bebés e é uma delicia vê-la brincar com eles, às vezes é mesmo inacreditável certas brincadeiras, mete-os a dormir com uma mantinha, dá-lhes beijinhos e até com eles ralha. Adorável.
Quer andar com a minha carteira e vi-me obrigada a procurar uma antiga já sem uso e à espera de reciclagem para que ela pudesse usar. É fantástico vê-la meter a carteira ao ombro e andar assim, parece uma menina tão crescida e muito feminina.
Neste mês que passou notei um grande desenvolvimento na linguagem, exprime-se bem embora com as suas palavras "tátas", constrói frases longas e adoro quando ela começa as frases com um "olha mamã". Gosta muito de conversar, de brincar ao faz de conta em que me pergunta o que quero comer "qués pingo, xim? xim?". Gosta de cantar em especial o Parabéns "Paabem a ocê. téta data queida".
Continua um excelente garfo e parece-me que restam poucas coisas por experimentar (desvantagens de ter um mano mais velho e quanto mais digo Diogo-não-comas-isso-perto-da-mana-que-ela-vê-e-quer mais ele o faz e até oferece)  e para além disso tem um leque de coisas estranhas que gosta de comer cruas, nabo (este ela come mais do que uma fatia e com muito gosto), cebola, vagens, limão...
É muito autoritária e quando ralho com ela responde-me em voz grossa: "Tu má!".
Está com um cabelo enorme e já perdi a conta aos cortes de franja mas a semana passada foi mais um.

Ele, 4 anos e meio acabadinhos de fazer, parece-me que cresceu muito neste último mês. Está numa fase que questiona tudo, porquê isto e porquê aquilo, resposta pronta para tudo e nesta última semana tem adorado ir fazer companhia ao pai no trabalho. Gosta de sentir-se útil por lá e desempenhar algumas funções, quando o vou buscar olha para mim aborrecido e responde "outra vez mãe, já te disse que não quero ir!".
E para mim está cada dia mais lindo, desdentado mas lindo!

A cumplicidade e brincadeiras entre eles cresce a cada dia e é tão bom vê-los crescer assim tão amigos, tão cúmplices.

6 comments

  1. Anónimo