Tenho registado poucas coisas do Diogo.
O seu desenvolvimento tem sido notório nestes últimos meses, a autonomia para tudo, o constante "deixa que eu faço", o seu desenvolvimento cognitivo, as rotinas bem interiorizadas e algumas coisas já nem preciso de ser eu a mandar fazer. Também percebe muito bem quando algumas coisas ficam por fazer e faz-nos esse reparo, do tipo, roupa que não foi colocada para lavar, a louça do pequeno-almoço que ficou por lavar e uma ou outra coisa que esteja desarrumada.
Desenvolvimentos a registar:
- consegue despir/vestir-se sozinho e os botões deixaram de ser problema;
- sabe as vogais e já vai dizendo partes do alfabeto;
- os desenhos ganharam forma e é giro ver braços a sair das orelhas;
- lava os dentes sozinho e sem que seja necessário mandar;
- desde o final do verão que consigo que ele coma a sopa com os legumes inteiros (esta foi a minha grande batalha, sei que lhe devia ter incutido isso mais cedo mas antes tarde que nunca);
- o seu vocabulário cada vez mais correcto embora ainda erre alguns tempos verbais;
- começa a reparar nas relações familiares e na forma como as pessoas se tratam e questiona sobre isso (por ex. quem para ele é avó para outra pessoa pode ser tia).
- começou a ter interesse por puzzles e já faz um de 100 peças;- finalmente desenvolveu interesse pela tv e consegue ver vários desenhos animados seguidos (era difícil que ele ficasse mais de 5 minutos em frente a uma tv).
- iniciou a fase dos monstros ("está um monstro no meu quarto").
- os pesadelos passaram e temos duplamente longas noites (aleluia!).
Parabéns à prima M. que o Diogo tanto adora! Feliz Aniversário!
Tb temos a fase dos monstros por cá...
Bjocas
é o aproximar dos 4 anos. por acaso sempre que estou com ele noto-o muito mais calmo e concentrado, nem sei se já te disse. Boa, Diogo!
Por cá, as letras são o nosso jogo diário, ou não fosse a mãe uma "mulher de letras" - pior vai ser a ajuda na Matemática!!!
;)
Parabéns pelas conquistas! É bom vê-los crescer.
Beijos
Tété & Xavier